ARQUIVO

BUSCA

19 de Março de 1986 - A maior enchente da história de Rio Preto

Publicado segunda-feira, 23 de novembro de 2015

0 comentários

19 DE MARÇO DE 1986, DIA EM QUE VÁRIAS REPRESAS ROMPERAM E “LAVARAM” A “BAIXADA DO RIO PRETO”, NA MAIOR ENCHENTE DE SUA HISTÓRIA

Para muitos moradores de Rio Preto, SP, o dia 19 de Março de 1986, dia do aniversário da cidade, foi marcado como o dia da maior enchente de sua história.

Nesse dia ao amanhecer, caiu uma tempestade de quarenta minutos sobre o município, arrasando com tudo, carros arrastados e empilhados uns sobre os outros, ruas e avenidas destruídas, postes e árvores arrancados. No distrito de Engenheiro Schimitt, todas represas de criação de rãs, uma tradição local da época, foram rompidas e somadas com as águas da “Represa Municipal”, “lavando” a “baixada do Rio Preto”, enfim, um prejuízo incalculável.

A foto postada, fiz de cima do “Viaduto Abreu Sodré”, onde o alagamento estragou as obras quase concluídas da alça direita que liga o viaduto à “baixada do Rio Preto”. Até 1986, havia apenas uma alça no viaduto, a alça esquerda, que liga a Avenida Andaló à Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Netto.

Mesmo com a presença do governador de São Paulo, Franco Montoro na cidade, todas festividades de aniversário foram canceladas, pois o clima era de muita tristeza.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!