ARQUIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

O "Divino Pai Eterno" em Rio Preto

Por Toninho Cury

A imagem peregrina do Divino Pai Eterno

No último dia 28 de Novembro, Rio Preto recepcionou padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário do Divino Pai Eterno, de Trindade, Goiás, responsável por trazer a imagem peregrina do Divino Pai Eterno à cidade. A devoção ao Divino Pai Eterno começou em 1840, quando um casal encontrou um medalhão de barro de aproximadamente 8 centímetros, com a imagem da Satíssima Trindade coroando Nossa Senhora.

O estádio do América Futebol Clube, "Teixeirão", foi o palco para a celebração deste importante e esperado momento. Desde às 11h, o movimento já era grande. Técnicos, pessoal de apoio, seguranças e voluntários, davam os retoques finais para a celebração de consagração à Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora, que foi presidida pelo bispo diocesano de Rio Preto, dom Paulo Mendes Peixoto. Coube ao padre Robson a concelebração da Missa, que homenageou os 170 anos da devoção ao Divino Pai Eterno. Na oportunidade também foi feita uma homenagem aos 15 anos de fundação da Rede Vida de Televisão.
Apesar dos 38º C que os termômetros marcavam à sombra, aproximadamente 18 mil fieis participaram do evento, segundo dados dos organizadores e funcionários do estádio.
Padre Robson chegou ao estádio por volta das 16h50. Durante vinte minutos atendeu pacientemente  a imprensa e, posteriormente, pessoas infermas, deu autógrafos e pousou para fotografias.
Às 17h25, padre Robson e o bispo dom Paulo, ovacionados pelos devotos, adentraram ao estádio em cima de uma camionete, carregando a imagem do Divino Pai Eterno. Foram duas voltas no campo e logo em seguida foi iniciada a celebração. Por aproximadamente trinta minutos, padre Robson assumiu a palavra. Senhor de uma oratória forte, clara e objetiva, e possuidor de grande carisma, manteve os fieis atentos até às 20h35, quando deixou o estádio sob um belíssimo show pirotécnico.
Além de diversas autoridades eclesiásticas, estiveram presentes José Celso Pereira e Elice de Oliveira, pais de padre Robson, o diretor da Rede Vida de Televisão, dr. João Monteiro e sua esposa, e grande parte da imprensa local. A Rede Vida de Televisão transmitiu o evento ao vivo, para todo o país, até por volta das 20h. Na oportunidade também foi realizado o lançamento do primeiro CD do padre Robson de Oliveira, "Nos braços do Pai".