ARQUIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

A história que se repete.

Por Toninho Cury

Rios que tomam conta das avenidas de São José do Rio Preto. Não dá tempo de correr. De repente, no meio do caminho, motoristas e pedestres são surpreendidos pela força das águas que formam uma correnteza forte, carregando tudo o que encontram pelo caminho.
No dia 07 de Outubro de 2009, a cena se repetiu. Logo após o almoço, o céu "desabou" sobre a cidade e as avenidas, até então utilizadas para a passagem dos veículos, viraram rios caudalosos, surpreendendo aos mais desavisados.
Toninho Cury, já habituado a acompanhar as mudanças do tempo na cidade, percebeu a tormenta que viria e de imediato pegou seu equipamento e foi a caminho do posto de gasolina na esquina da Avenida Alberto Andaló  com a marginal da Washington Luis, aguardar o aguaceiro que certamente tomaria conta daquele local.
Não demorou muito tempo e uma onda desceu a avenida surpreendendo a todos. Desespero para aqueles que estavam dentro dos carros. Não menos desesperadora a situação daqueles que observavam de fora e tinham pouco ou quase nada a fazer.
Heróis anônimos surgem no meio da multidão e arriscam suas vidas para salvar a vida de estranhos. Foi assim no salvamento da motoqueira cuja foto correu o Brasil.
O que vale ressaltar aqui, não é apenas a força das imagens captadas pelo fotojornalista, mas a falta de solução para o histórico problema das enchentes em São José do Rio Preto. Governos passam e com eles as promessas, muitas vezes sem fundamento, de resolver definitivamente o problema das enchetes. Obras anti-enchente, alargamento de leitos, nada tem resolvido ou amenizado o problema. As avenidas continuam se transformando em rios. As águas, forças naturais, não tem para onde ir. O homem concretou tudo. O lixo entope as bocas de lobo. O homem paga diariamente por seus pecados com a natureza.