ARQUIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

A magia da Basílica de Aparecida

Por Toninho Cury

12 de Outubro. Dia cultuado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

 

O Santuário da Basílica Menor Nossa Senhora da Conceição Aparecida, de Rio Preto,presenteou seus devotos, durante todo dia 12 de Outubro, com  missas, terços e orações.

As fotografias em destaque, foram feitas durante a “Missa Sertaneja”  das 11h30, celebrada pelo padre Carlos Eduardo Nascimento, de Ipiguá, e auxiliado pelo padre Torrente, pároco local.

A Basílica por si só já é imponente e bela. Imagine, lotada de fiéis em uma missa sertaneja, cantada e celebrada por representantes de nossas raízes culturais ?

Verdadeira magia.

Magia foram os acordes da dupla dos jovens violeiros da cidade de Cosmorama, Flávio e Rodrigo. Com maravilhosos acordes, recepcionaram a imagem de Nossa Senhora, que foi entronizada pelas Comitivas Cabana da Viola e Nossa Senhora de Aparecida, de Nova Granada.

Fieis e imagens confundiam-se em uma única cena. Parecia até que dialogavam entre si.

O vitral, que leva à escadaria do órgão de tubos com a imagem de Frei Paulo Luigi, um dos principais construtores da Basílica, reluzia uma luz especial. Lá, Frei Paulo, posta como grande anfitrião e guardião eterno.

As imagens de São Francisco e Santo Antonio, na porta principal, idem.

A energia era tanta, emanada das violas, sanfona, violões e berrante, que até parecia que as imagens angelicais com suas trombetas emitiam sons próprios.

Clique nas imagens e vivencie momentos mágicos do dia da padroeira.