ARQUIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Nhô Moço, um locutor à moda antiga.

Por Toninho Cury

Nhô Moço, a voz da cultura caipira.


Falar sobre Nhô Moço, é relembrar os anos de ouro do rádio na “Alta Araraquarense”.
Nhô Moço,  foi da dupla caipira “Nhô Véio e Nhô Moço”, que entre os anos 50 e 80, animou bailes, forrós, shows e programas de auditórios em toda região de Rio Preto, Minas Gerais e Mato Grosso.
A dupla gravou muitos LPS, compactos simples e fitas K7. Alguns de seus trabalhos já foram passados à mídia de CD.
A dupla acabou com a morte de “Nhô Véio”, há quatro anos.
Nhô Moço, além de compositor e cantor, nunca abandonou seu maior talento, o de locutor de rádio. Coisa quase rara no mundo atual, onde tudo é computadorizado, sintetizado, equalizado e gravado.
“Ainda faço como antigamente, tudo ao vivo e muitas vezes, no caso de apresentações, quando  “pifa” o microfone, “no gogó” ”, conclui o “velho” locutor.
Em 1957, Nhô Moço ingressou na  “PRB-8 – Rádio Rio Preto”, como locutor e apresentador de programa sertanejo. Naquela época, Rio Preto dispunha de 3 auditórios: o da “ Rádio Rio Preto” , “Rádio Difusora” e o último a ser montado, o “Auditório Coutinho Cavalcanti”, da “Rádio Independência”, na Galeria João Bassitt.
Era coisa de moda, “chique”.
Em 1962, Nhô Moço mudou-se para Santa Fé onde morou até 1972.
Depois, foi para Monte Aprazível,onde reside até hoje.
Sempre fiel à arte da locução, tem em Monte Aprazível, um programa sertanejo à moda antiga, ao vivo, onde toca músicas escolhidas pelo público. Fala notícias do dia, faz entrevistas, além da hora certa e muitas curiosidades do cotidiano. Um entretenimento que vai ao ar através da “Rádio Aparecida de Monte Aprazível”, das 20 às 22 horas, de Segunda à Sexta feira.
A dedicação e o amor pelo rádio fez “Nhô Moço” conquistar a confiança de seu público, também como figura política.
Foi vereador em Santa Fé do Sul.
Em Monte Aprazível, também exerceu as funções de vereador nos anos 70, tendo como prefeito, Padre Viana, então Diretor do Colégio Dom Bosco.
Nhô Moço, quando relembra sua passagem na política, estufa o peito dizendo, “fui parceiro de Fernando Henrique Cardoso e Franco Montoro. Meu partido era o antigo “MDB” “.
Reconhecido como grande apresentador e animador de encontros de bandeiras e folias de reis, Nhô Moço sempre está presente nas principais manifestações de fé aos três reis do oriente e suas bandeiras.