ARQUIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Sensei Kazuo Nagamine

Por Toninho Cury

Na foto, Lyoto Machida, Campeão dos Meio Pesados do UFC, quando esteve treinando na academia de Kazuo Nagamine (à direita), em Rio Preto. Julho de 2009 (Foto: Toninho Cury)


Atleta perfeito do Karate, um dos grandes mestres do Karate Do no Brasil, Kazuo Nagamine começou a treinar Judo no interior de São Paulo, no final da década de 50. Sempre buscando por uma orientação excepcional no sentido de formação do homem e do ser humano, optou pela prática exclusiva do Karate Do na década de 60.
Após um período de estudos em São Paulo, sensei Kazuo voltou para Rio Preto, por volta de 1976, como chefe do Departamento de Condicionamento Físico para Cardiopatas do IMC (Instituto de Moléstias Cardiovasculares). Desenvolveu tal trabalho até 1980.
Apaixonado por esta  luta marcial, para Kazuo, o Karate não é apenas uma escola de vida ou de esporte, mas a própria vida.
O mestre rio-pretense já rodou o mundo para falar sobre o Karate Do Tradicional e faz parte de um grupo seleto de Mestres. É membro da Internacional Tradicional Karate Do Federation (ITKF) e da World Karate Do Federation (WKF) e traz em seu currículo o orgulho de ser um dos técnicos das seleções brasileiras e paulista de Karate Do, preparador físico e orientador de atletas e equipes de elite em diversas modalidades, a nível nacional, internacional e olímpico. Já emprestou seus conhecimentos também ao futebol, quando prestou serviços para o time Nagoya Grampus, do Japão, no ano 2000.
Hoje é referência no esporte em todo o mundo como técnico e conferencista  no estilo Shotokan, mais precisamente o Karate Do tradicional, das antigas escolas de Okinawa. É também Professor e Coordenador do Centro de Práticas Esportivas da FAMERP (Faculdade de Medicina de Rio Preto).