Impacto do pré-sal na Baixada Santista

Santos/SP, 12 de Novembro de 2010 - por Toninho Cury
Durante os 74º Jogos Abertos do Interior, o que me chamou a atenção não foi propriamente a competição, mas sim, o “Estudo de Avaliação Ambiental Estratégica” feito pelo governo do Estado, prevendo a mudança do perfil da Baixada. Hoje, o que se vê, são aqueles imóveis à beira mar com grande valorização e procura de mercado. Há planejamentos, tanto em Santos, Guarujá e Praia Grande, para a construção de “vilas operárias” aos funcionários do pré-sal, originando novos bairros.
 

Os proprietários dos imóveis na orla, estão retendo ao máximo seus imóveis, devido a falta de espaço para construção de novas edificações, o que elevou em muito o valor dos imóveis locais.

 

No setor turístico, a esperança é muito grande em mudar totalmente o perfil de Santos, hoje considerada uma cidade com mais de 60% da população na terceira idade. Os empresários dos setores de shoppings, cinemas e entretenimentos, estão jogando “suas fichas” no turismo do jovem, investindo muito nos setores.

Já aos saudosistas, o centro velho já está em pleno funcionamento. Bondes antigos voltaram a circular no centro para o turismo, a restauração da Bolsa do Café já é fato com centenas de visitas por dia e a construção do Museu "Rei Pelé" está saindo da planilha para a realidade.

 

O que ouvi entre os jovens atletas dos jogos, foram só elogios em relação à infraestrutura do turismo local.

 

Assim, acredito eu que quando da exploração do pré-sal na Baixada, Santos voltará a liderar o turismo, não só nacional como internacional.