Museu histórico e pedagógico Prudente de Moraes

Piracicaba/SP, 03/05/2013

A cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, abriga um precioso fragmento da história democrática do Brasil, através do Museu Prudente de Moraes.

Prudente José de Moraes Barros, foi um importante político brasileiro. Nasceu em Itu, SP, em 1841. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito de São Paulo. Foi deputado provincial e deputado à 19º legislatura (1885). Senador à Constituinte de 1890, que o elegeu seu presidente. Derrotado por Deodoro da Fonseca por 122 a 95 votos, à escolha do primeiro quatriênio republicano. Foi vice-presidente do Senado (1891-1894).

Entrou para a história da democracia, por ser o  primeiro presidente da República do Brasil, eleito através do voto popular (1894), tendo como vice, Manuel Vitorino Pereira.

Quando presidente, conseguiu dois grandes trunfos: a pacificação do Rio Grande do Sul, convulsionado pela revolução federalista e a  fixação perante a Inglaterra da posse definitiva da ilha Trindade pelo Brasil.

A edificação que hoje é o Museu Histórico, foi construída em meados dos anos 1800, para residir e trabalhar Prudente de Moraes. Lá foi palco de importantes encontros políticos no período histórico da Proclamação da República. Prudente de Moraes morou na casa até sua morte, em 1902.

No local funcionou uma faculdade de odontologia, a Escola Prudente de Moraes e a Delegacia de Ensino.

Tornou-se museu em 1956. Restaurado em 2009, foi reaberto em 2010 municipalizado.

Tem um rico acervo desde peças indígenas, objetos antigos, detalhes de figuras ilustres da história do Brasil, de Piracicaba e de Prudente de Moraes.

É um baú de conhecimentos. Uma viagem ao tempo. Uma pérola de detalhes, beleza e cultura.

A energia do local não para aí; tem seminários, palestras, shows, exposições e um auditório confortável para 70 pessoas.

Quando for à Piracicaba, visite o museu. Vale a pena. O endereço vai abaixo:

Rua Santo Antonio, 641 – Centro .

Seu funcionamento: 3ª a Domingo, das 9:00 às 17:00 horas.