Araxá: Festa de São Sebastião

Araxá, MG, Janeiro de 2011 - por Toninho Cury

São Sebastião, que é muito cultuado no "triângulo mineiro", foi um valoroso capitão do exército romano e martirizado pelas mãos do imperador Deocleciano, durante seu  reinado por volta do ano 284 d.C.

Janeiro, mês do santo, Uberaba, Uberlândia e Araxá, após o final das festividades dos Santos Reis Magos, as “Companhias de Reis”, trocam suas faixas brancas pelas vermelhas (cores de Sebastião) e suas bandeiras, virando “Companhias de São Sebastião”.

As cantorias são as mesmas. Cantores em oitavas acima, os mesmos acordes e batuques. O que muda, são os versos em louvor a São Sebastião. “Guerreiro” e “valente”, quase sempre presente nos versos e melodias entoados.

O que observo nos últimos anos, fotografando o folclore e a fé de nosso povo, é o alto índice de crianças nos grupos.
Os apelos de intelectuais, artistas e pesquisadores do setor, para que não deixem morrer nossas raízes culturais, estão sendo extremamente válidos.
Neste final de semana, a Igreja Matriz de São Sebastião, da cidade de Araxá/MG, fez mais uma festa em louvor ao santo guerreiro.
Inaugurada no ano de 1804, a pequena igreja recebeu grupos de toda região.
Um grupo de Araxá, apresentou uma nova formação, com mesclagem entre adultos e crianças.
Foi um sucesso total. As meninas cantaram em uma e até duas oitavas acima, enquanto os adultos faziam as notas normais.
As porta bandeiras mantiveram as tradições em relação ao posicionamento e conduta ao chegar ao altar da igreja.
Outro grupo, também de Araxá, se apresentou tendo como novidade, a estréia de um menino de apenas 3 anos no cavaquinho.
As companhias não vão parar por aqui. Com suas agendas lotadas durante todo mês com São Sebastião, voltarão em Fevereiro com suas faixas e bandeiras de Santos Reis, durante os “encontros de bandeiras”.
Isso é Minas Gerais.