ARQUIVO

BUSCA

A agonia do Guapuruvu centenário

Publicado terça-feira, 9 de setembro de 2014

0 comentários


Esse é o guapuruvu centenário que está prestes a ser cortado. Para quem não sabe, essa árvore está localizada na antiga chácara da família Scaff, no início da Rua Coronel Spínola.
A sede foi construída pelos Scaff nos anos 1950 e até pouco tempo abrigou a “Oficina Cultural Fred Navarro da Cruz”.

Nos anos 60, a chácara foi adquirida pelo Dr. Maurício Goulart, grande empresário e político rio-pretense, fundador da cidade de Fronteira-MG.

Vamos relembrar um pouco da história do local.
Até o início dos anos 50, aquela região era só pasto. A área da chácara era muito grande. Ia até onde funcionou até pouco tempo, a “Marella Veículos”. Dizem os mais antigos, que a área chegava até o bairro Boa Vista e grande parte do Córrego Borá, servia de bebedouro do gado.

A cidade cresceu e os Scaff foram vendendo pequenas áreas, onde surgiram as casas. A gleba maior onde estava a sede, o Dr. Maurício Goluart comprou.

O local tinha tradições históricas. Grandes articulações políticas, banquetes e festas eram promovidas pelo Dr. Goulart. Muitos líderes políticos tiveram seus nomes escolhidos para a vida pública, debaixo do teto daquela antiga edificação.

Infelizmente, a sede foi demolida. Era localizada onde está a terra vermelha, no canto esquerdo da foto. Algumas palmeiras e os pau ferro foram cortados. O guapuruvu só está de pé, devido a uma decisão judicial impetrada por moradores do bairro. Até quando ? Só Deus sabe !

No local, será erguido um grande empreendimento imobiliário.

A foto fiz nesse sábado, 6 de Setembro.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!