ARQUIVO

BUSCA

Basílica à moda antiga

Publicado segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

0 comentários


É uma viagem ao tempo. Esta foto da Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, de Rio Preto, fiz em Novembro de 2013, com uma câmera digital. Portanto, é uma imagem recente.

Devido ao horário, a luz e ao tempo revolto, me veio à mente, que, se esmaecesse um pouco as cores, a foto ficaria um “cartão postal à moda antiga”, como dos anos 1940.

Após comparar com velhos cartões postais de São Paulo, Santos e Rio de Janeiro, consegui aproximar ao máximo as cores da Basílica às dos cartões antigos, rotulados em “sebos”, como “pré modernos”.

Nos anos 1940, dependendo da gráfica, as cores dos cartões ficavam bem sofríveis. Na época, eram usados os “clichês”. Chapas de ferro com a imagem impressa em baixo relevo (tipo de um carimbo). Impressos na cor sépia, posteriormente eram aplicadas, uma ou duas cores, quase sempre, manualmente.

Como a foto foi feita ao entardecer e com nuvens carregadas, esta é a imagem mais fiel, puxada ao tom pastel. Granulei um pouco a imagem, dando a impressão de estar impressa em um papel duplo de face texturizada, também conhecido como “papel lixa”, na época, muito utilizado em postais “pseudos” coloridos.
Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!