ARQUIVO

BUSCA

RIO PRETO E SEUS MÉDICOS CONSTRUTORES

Publicado sábado, 22 de fevereiro de 2020

0 comentários

(memórias de um riopretense)

Ontem ao passar no cruzamento das ruas Voluntários com Marechal, olhei para cima e fiz essa foto em branco e preto. Aí, me veio a mente pessoas maravilhosas, ou melhor, médicos construtores que ajudaram para o desenvolvimento e modernização da cidade.

Vamos lá com a história:

A marquise ao alto, no canto esquerdo, é a marquise do Edifício Dr. Fritz Jacob, um antigo médico obstetra e “operador” da Santa Casa. Este médico, na década dos anos 40, ao mudar para São Paulo, doou seu patrimônio conquistado nesta cidade à Santa Casa de Misericórdia. Um dos patrimônios doados era o terreno da marquise. Nos anos 60, ergueram o edifício e colocaram seu nome. O Edifício Calil Buchala, o “Marmitão”, o prédio redondo ao centro da imagem, foi idealizado e erguido pelo Dr. Antonio Roberto Bozolla, excelente cirurgião plástico que está na ativa. Ao fundo, edifício Bechara Hage. Este, construído pelo Dr. Lotf João Bassitt, ex prefeito e médico. Para finalizar, no canto direito da foto, está o “bico” de uma edificação, é a “Galeria São Luiz”, um antigo hospital erguido por um grupo de médicos liderado pelo Dr. Arroyo.

Descendo a Voluntários, tem mais histórias de médicos como Dr. Alberto Naffah, Dr. Eduardo Araújo, Dr. Walter Benfatti(bioquímico) ...aí, já é outra história...vamos deixar para a próxima.

Foto de Toninho Cury

fotojornalista

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!