ARQUIVO

BUSCA

O engraxate negro

Publicado segunda-feira, 31 de março de 2014

0 comentários

Os militares no poder

Certo dia em Março de 1964, o então engraxate e comissário de menores rio-pretense, Aristides dos Santos, comentou com um cliente e “amigo”, sua posição em relação ao governo de Jango Goulart.

Não sabia que, aquele em que confiara seu ponto de vista em relação à situação política do país, dias depois, em 31 de Março, seria um delator de suas idéias. “Ele foi um dedo duro da ditadura e por isso fui preso”. Assim relatou meu amigo e líder negro Aristides dos Santos, várias vezes em meu escritório em Rio Preto, SP.

Aristides ficou preso por 15 dias em uma delegacia da cidade.

Segundo Aristides, por volta das sete e meia da manhã, no dia 1º de Abril de 1964, ao chegar em sua engraxataria, no centro da cidade, foi detido por dois agentes do “DOPS”.

Entrou para a história política local, a ser o primeiro detido por envolvimentos políticos contrários ao regime militar na região de Rio Preto.  Também, foi exonerado do cargo de comissário de menores.

O Sr. Aristides dos Santos, faleceu no ano passado aos 99 anos de idade e foi o principal líder negro de toda nossa região.

A foto ilustrativa, fiz durante a festa de 98 anos do Sr.Aristides dos Santos, em Fevereiro de 2012.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!