ARQUIVO

BUSCA

O GUINDASTE “FNV”, A “SWIFT” E A REPRESA “SELVAGEM”

Publicado quarta-feira, 18 de novembro de 2015

0 comentários


Em 1991, a Prefeitura de Rio Preto, SP, alugou um guindaste sobre esteiras, treliçado, tipo “FNV BUCYRUS”, um “gigante”, para retirar a areia do fundo da “Represa Municipal”.

Quando fiquei sabendo que a máquina estava montada pronta para o trabalho, fui até lá e fiz esta foto com uma câmera “Hasselblad 500”, de médio formato, munida com um negativo “Fuji”, ASA 400.

Achei interessante enquadrar a haste da máquina na diagonal e a pá em primeiro plano e a “Swift” ao fundo.

A “Hasselblad” utiliza filmes “120” de apenas 12 poses. Com poucos “clicks”, tive de economizar fotogramas para não “ficar na mão”, me obrigando a fazer apenas esta foto da “Swift”, já que haviam outros fotogramas sensibilizados e outras fotos para fazer. Hoje, com a tecnologia digital, a história é outra.

Apenas a título de curiosidade, a máquina, foi fabricada pela lendária “FNV- Fábrica Nacional de Vagões”, uma estatal criada por Getúlio Vargas, no ano de 1943 que funcionava nas “Oficinas de Deodoro”, no Rio de Janeiro. A intenção de Vargas era construir 100% dos vagões de carga do país, mas fabricou também, máquinas pesadas, rodas para caminhões e ônibus, implementos especiais e até um modelo de ônibus, que rodou muito pelas estradas. Seus produtos eram robustos e eficazes, um orgulho para o país.

Está aí postada, uma imagem e uma “historinha” de 24 anos atrás, para vocês curtirem a “Swift” e a “Represa Municipal”, em um ambiente meio “selvagem”.

Espero que gostem !

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!