ARQUIVO

BUSCA

A foto que 'fala'

Publicado segunda-feira, 14 de março de 2016

0 comentários


(Uma leitura fotográfica, sem fins partidários)

Diz o ditado milenar chinês, que “uma imagem vale por mil palavras”. Já, após o invento de “Daguerre”, em uma fase de “embates” entre fotógrafos e pintores retratistas, surgiu a frase, que “a arte da fotografia é a capacidade em captar a alma da pessoa”.
Nestes 46 anos de estrada na arte de “Daguerre”, foram poucas imagens que senti que retratassem uma “alma”. Sempre tive minhas dúvidas e sempre trilhei a linha de Bresson, que é a “captura do momento”.
A foto postada de nossa presidente Dilma, tirada pelo fotógrafo da “Folha”, Mauro Pimentel, ontem, dia 10, com certeza, entrará para nossa história.
Mauro retratou, em um contra-luz, a situação emocional em que está passando a presidente neste momento, “cabisbaixa”, “magra” e de preto. Uma foto “de corpo e alma”.
Realmente uma “imagem que vale por mil palavras” e até mais, “uma fotografia que fala”.
Parabéns Mauro Pimentel ! Se eu tinha dúvidas que alguém um dia conseguiria “fotografar a alma” de uma pessoa, não tenho mais, pois a partir de hoje ao abrir a “Folha”, você provou, em dose dupla, que é possível captar não só a “alma”, como também o corpo. Sua foto, repito, é “de corpo e de alma”.

Toninho Cury - fotógrafo desde 1970

 
Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!