ARQUIVO

BUSCA

Do pornô ao shopping retrô

Publicado quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

0 comentários

 Alguns moradores novos de Rio Preto, SP, nem imaginam que o “Praça Shopping”, um centro de compras localizado frente à “Praça Rui Barbosa”, a principal da cidade, um dia foi um grande cinema.

Pois bem, na época de ouro do cinema de rua, nos anos 60 e 70, só no centro da cidade, haviam quatro grandes cinemas, “São Paulo”, “Ipiranga”, “Rio Preto” e “São José”.

Com o tempo, as salas de projeções foram se “especializando”. O “São Paulo” e o “São José”, eram os mais caros e eram exibidos filmes de lançamento internacional. O “Ipiranga”, passava muito “bang-bang” italiano e alguns filmes brasileiros “ligth”. Já o “Rio Preto”... prevalecia a pornochanchada brasileira.

A foto postada fiz em 1977, é do “Cine Rio Preto”. Utilizei uma teleobjetiva “polaris” de 300 milímetros em uma câmera “Pentax SP II”. O local, é exatamente, onde hoje é a loja “Pratik Sport” na entrada do shopping.

A intenção foi captar os rapazes observando o cartaz do filme, “Pura como um anjo...Será virgem ?”.

Na época, sem o calçadão, a rua Bernardino de Campos fluía normalmente e podia-se estacionar nos dois lados da rua. Do lado do cinema, os carros estacionavam na posição vertical. Já em frente à Praça Rui Barbosa, os carros estacionavam pareados na horizontal.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!