ARQUIVO

BUSCA

Praça São José, lembra-se?

Publicado quarta-feira, 28 de setembro de 2011

0 comentários

Até início dos anos 1970, Rio Preto tinha três praças centrais: Rui Barbosa, Dom José Marcondes e São José. Isto mesmo. Praça São José.

Antes da demolição da antiga Catedral, havia uma praça entre a porta principal da igreja e a Rua Tiradentes com o nome de Praça São José.

A imagem do santo que hoje está na escadaria da nova Catedral, ficava do outro lado, voltada à Rua Tiradentes e Praça Dom José Marcondes.

Com a construção do novo templo a praça praticamente “sumiu”.

Veio a construção do calçadão na administração de Adail Vetorazzo e mais modificações foram efetuadas, restando da praça, apenas lembranças.

Na foto acima, temos a “Casa Cal”, que fazia frente para a praça. Sua porta principal era posicionada em posição convidativa aos freqüentadores da Praça São José.

Como a antiga Catedral era pequena e seus fundos eram rentes à rua Siqueira Campos, sobrava muito espaço de frente à rua Tiradentes, formando uma linda praça com a imagem de São José ao centro.

A praça lembrada, foi a primeira praça de Rio Preto e fazia frente à casa do primeiro habitante e fundador do então povoado, Sr. João Bernardino de Seixas Ribeiro.

Lá foram feitos comícios memoráveis com oradores como Adhemar de Barros, Jânio Quadros, Bady Bassitt, Andaló, Lotf, Coutinho Cavalcanti entre outros. O “palanque”, era improvisado em cima de caminhão, com a carroceria voltada para a Praça São José, ficando estacionado onde estão as árvores da foto deste blog.

 

Toninho Cury

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!