ARQUIVO

BUSCA

Terço do Carrilho

Publicado sábado, 6 de maio de 2017

0 comentários

Relembrando dona Arcanja

No dia 03 de Maio, dia da “Santa Cruz”, devotos de dona Arcanja, uma parteira nascida em 1856, que morreu aos 103 anos de idade, celebraram um terço à sua memória e às crianças que foram enterradas no cemitério centenário do “Carrilho”.
Arcanja Maria de Jesus, foi uma daquelas mulheres “santas”, com dons de parteira que traziam à luz, crianças do sertão do Brasil, em épocas difíceis do “carro de boi” e “lombo de burro”, onde a figura de um médico e de um hospital, era quase que impossível de se ver.
Arcanja viveu às margens da lendária “Estrada Boiadeira”, em um local conhecido como “Carrilho”, na região de Cosmorama, SP. Arcanja morava de um lado da estrada e, de outro lado, havia um cemitério criado por ela, para enterrar os “natimortos”.
Arcanja, católica fervorosa e de muita fé, respeitava os ensinamentos da igreja e por causa disto, quando uma criança morria, rezava e a enterrava dignamente por conta própria.
Hoje, a tradição de sua família em rezar ao pé da cruz do cemitério segue em frente. Netos, bisnetos, tataranetos e admiradores de dona Arcanja, todo dia da “Santa Cruz” rezam um lindo terço em procissão.

Foto de Toninho Cury
fotojornalista
03/04/2017 – dia da “Santa Cruz”.
E Viva dona Arcanja e Viva a Santa Cruz !!!

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!