ARQUIVO

BUSCA

Três anos sem Edson Baffi

Publicado domingo, 23 de fevereiro de 2014

1 comentários

Há três anos, no dia 23 de Fevereiro de 2011, Rio Preto perdia aos 59 anos de idade, o fotógrafo Edson Baffi.

A relação de Edson com Rio Preto, era fantástica. Parecia até que a cidade posava para o fotografo. Era seu “modelo” predileto. Nunca vi uma foto razoável de Rio Preto, feita pelas suas mãos . Todas eram excelentes. Era tudo tão real. Sem truques nem retoques.

Tirando a cidade, sua grande paixão, a análise que faço sobre o fotógrafo Edson Baffi, é de um “clínico geral da fotografia”. Fazia tudo muito bem feito: esporte, política, social, reportagens de rua, publicidade e até os corriqueiros 3x4.

Discípulo de Jaime Colagiovani, não só herdou seu veio artístico, como também seu gênio e sua sinceridade (não tinha papas na língua). Para uns, muito genioso. Para outros, conselheiro e confidente. Mas, dentro de si, em ambos os casos, seu coração de menino prevalecia. No final, era amigo de todos sem rancor algum.

Cultuado por uns e injustiçado por outros, Baffi nunca fraquejou. Enfrentou momentos difíceis na vida sem perder o norte das questões. Venceu todas batalhas. Prova disto, são seus filhos Andressa, Edinho e Guilherme. Todos formados, são exemplos de educação e cultura.

Aos que não conheceram Edson Baffi, que olhem a grandeza de sua obra. Seguindo o velho ditado, “a obra de arte é o retrato do autor”. Sem comentários...

Mesmo não estando entre nós, sua linguagem fotográfica continua viva através seu filho Guilherme. Fotógrafo de mão cheia e sensibilidade aguçada, vem prosseguindo no mesmo caminho deixado pelo pai. Seus trabalhos são muito semelhantes.

Um grande abraço, Edson!

A foto publicada de Baffi com seu filho Guilherme, fiz no dia 16 de Julho de 2004, no gabinete do então presidente da Câmara de Rio Preto, vereador Gerson Furquim.

Em tempo: Se você gosta de fotografar Rio Preto, participe do “1º Premio Edson Baffi de Fotografia”. Clique: http://www.premioedsonbaffi.com.br/?p=inscricao

Comentários - 1
Claudio Correia - 24/2/2014
Foto muito bonita. Parabéns pelo texto honesto. Abraço!