ARQUIVO

BUSCA

Explorando as sombras na fotografia

Publicado segunda-feira, 7 de março de 2016

0 comentários

EXPLORE A SOMBRA EM SUAS FOTOGRAFIAS, VALE A PENA !
(utilize o dispositivo "EV")

Originária do grego, a palavra fotografia significa escrita através da luz, foto(luz) e grafia (escrita). Sendo assim, nada melhor que explorar o maior “efeito colateral” da luz, que é a sombra.
Os melhores horários para se conseguir uma boa sombra, são duas horas após o nascer do sol e duas antes do pôr do sol. Afinal, nosso maior “flash” é o sol.
Aos iniciantes, vai uma dica, na maioria das câmeras digitais existe um dispositivo de recurso chamado “EV” (Exposure Value), valor da exposição. Isto significa que se você calibrar a câmera um “+1 EV” a foto sairá mais clara, se for em um “-1 EV”, mais escura e assim sucessivamente.
Existem câmeras com dispositivos de até “5 Evs”. 
Na foto postada, calibrei a câmera em “-2 Evs”. A sobra saiu mais escura e o muro mais contrastado. Se fizesse de acordo com a “regulagem” normal, ficaria uma imagem meio “lavada” sem impacto. 
Façam alguns testes sem compromisso com o “EV” de suas câmeras, vale a pena. Mas ATENÇÃO, não se esqueçam de voltar no “menu”, o “EV” para o zero (ao meio), para que suas fotos do dia a dia não saiam alteradas.
Agora, se sua câmera não possuir o dispositivo “EV”, use-a na calibragem manual (M) e compense na abertura para mais ou para menos, o resultado é o mesmo.
Boas fotos !!!

 

 
 
 
Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!