ARQUIVO

BUSCA

Atenção Prefeitos: mapas e plantas deverão ser mudados

Publicado quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

0 comentários


Plantas de imóveis e mapas que usavam antes como referência, locais como rios, morros, nascentes, etc na superfície da Terra, já estão sendo mudadas.

No caso da cidade de Rio Preto, SP, onde o marco zero é na Praça Dom José Marcondes, com a mudança, provavelmente mudará de lugar.

Mas fiquem tranquilos, ninguém perderá áreas de terrenos, muito menos suas casas “diminuirão de tamanho”. Apenas alguns ajustes mínimos em relação à localização serão corrigidos.

Os novos padrões de localizações de áreas terrestres atinge em cheio banco de dados georreferenciados de todo país.

Melhor explicando, a partir deste 1º de Janeiro de 2015, o Brasil passou a usar o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas 2000 (SIRGAS 2000). Idêntico ao usado pelo Global Positioning System (GPS), dos Estados Unidos. Até 31 de Dezembro de 2014, a cartografia brasileira usava o SAD-69 (South American Datum).

Com a mudança, o Brasil adota como referência, um ponto calculado por computador no centro da Terra.

Depois de tudo ajustado nos padrões “SIRGAS 2000”, os aparelhos de “GPS” serão mais precisos e com erros quase zero.

Mais “uma dor de cabeça” aos prefeitos, pois terão mais despesas ao contratarem firmas e engenheiros especializados para que as plantas de suas cidades sejam convertidas ao novo sistema de localização. Também, os cartorários, proprietários, representantes de grandes áreas como síndicos de grandes condomínios, marinas, aeroportos, bairros, etc, terão de fazer as atualizações.

Atenção dobrada aos pilotos de aeronaves, marinheiros, trilheiros, etc.

Será mais um impacto da globalização na vida do brasileiro.

A foto postada, fiz hoje, dia 8. É do “Marco Zero” de São José do Rio Preto, SP, localizado na Praça Dom José Marcondes.
Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!