ARQUIVO

BUSCA

Um 'Azimuth' no céu

Publicado quinta-feira, 12 de julho de 2012

0 comentários


O mundo do jazz, samba e rock, desde Domingo, 8 de Julho de 2012, ficou mais pobre com a morte do tecladista, arranjador e compositor, José Roberto Bertrami.
Ao lado de Ivan Conti Mamão, baterista e Alex Malheiros, contra baixista, no início dos anos 1960, fundou o “Grupo Seleção", conjunto carioca que tocava em bailes e shows no estado do Rio de Janeiro.
Já no início dos anos 1970, com maior eletrificação dos instrumentos musicais, Bertrami e seus companheiros, nomeariam o grupo de “Azymuth”.
A fórmula deu certo. Misturaram os ritmos e optaram pelo samba jazz com sonoridade eletrificada do rock progressista.
O sucesso foi tanto, que consagrados nomes como Elis Regina, Marcos e Paulo César Valle, Rita Lee, Raul Seixas, Erasmo Carlos, Tim Maia e tantos outros, pediram participações do talento da maestria criativa de Bertrami, com os ritmos e compassos de Mamão e Conti.
Numa época em que “reinava” o som inovador de Rick Wakeman, ex “Yes”, com seu álbum “ The six wives of Henry VIII”, onde sintetizadores, câmeras de eco e pedais de efeitos se mesclavam entre acordes e melodias clássicas pop, no Brasil, o “Azimuth” não deixava por menos em suas gravações com os equipamentos e efeitos quase idênticos de Wakeman.
A “mutante” Rita Lee, em seu LP “Atrás do porto tem uma cidade”, é prova clara da influência sonora do “Azimuth”. Usa toda sonoridade e vai além, ao contratar o baterista Mamão para dar um “tempero” e que tempero! em sua obra.
A TV Globo, em ver algo diferente na obra do trio, coloca suas músicas em duas novelas, que tornaram-se campeãs de audiências: “Pecado Capital” com a música “Melô da Cuíca” e “Loco-Motivas” com a melodia “Vôo sobre o horizonte”.
São inúmeros festivais e prêmios conquistados pelo “Azimuth”, entre eles, o Festival de Montreaux.
Mas a maior conquista do grupo, foi colocar ao mundo seu ritmo ao lado do samba, bossa nova e o jazz.
Natural de Tatuí – SP , celeiro de grandes músicos, Bertrami foi velado e enterrado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, Segunda Feira, dia 9 de Julho de 2012.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!