ARQUIVO

BUSCA

À moda antiga

Publicado sábado, 13 de junho de 2020

0 comentários


(foto pesquisa)
Essa foto fiz nos anos 90 durante uma pesquisa de como fotografar à moda antiga.

Durante um bom tempo sai fotografando as pautas com minha câmera “Nikon F2” (moderna) e com uma câmera analógica “Leica M 3”  com uma objetiva cromada escamoteável “Elmar” 50 mm 1:2.8. Todo equipamento “Leica”, foi fabricado nos anos 1950. Nesta época, não existiam lentes com camadas protetoras de flúor de magnésio, mais conhecidas por “multi coated”, que eliminam reflexos supérfluos ou efeitos fantasmas. As imagens com o equipamento “Leica”, quando não calibrados de forma correta, dão a impressão de desfoque no primeiro plano e o fundo mais cinzento. Isto é comum em fotos de rua, onde é quase impossível ajustar a luz.

Os resultados foram bem interessantes. Desde imagens “desfocadas”, até algumas com “fantasmas” em baixas luzes e sombras mais visíveis.

A imagem postada deu o resultado esperado por mim. O rosto parece tremido, mas focado. Os braços com as bordas desfocadas (efeito fantasma) e a mistura dos tons  cinza ao fundo.
Utilizei o filme “Kodak Tri-x 400” com revelador “Microdol X” (mais suave) .

Hoje, as coisas mudaram com o sistema digital. Chega-se ao resultado da pesquisa através de “softwares” modernos, conhecidos também por “editores de imagens”.

Mesmo com a alta tecnologia digital, me agrada mais, a foto à moda antiga, pois a captação da imagem, foi feita através de uma lente “pura” criada por Carl-Zeiss, sem tratamento químico e projetada em filme negativo.

Toninho Cury
fotojornalista

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!