ARQUIVO

BUSCA

Como era bonita nossa estação de trem

Publicado terça-feira, 17 de novembro de 2015

0 comentários


Acreditem !!!

Desde o ano de 2000 que venho tentando junto aos secretários de cultura que passaram por Rio Preto, SP, uma atenção aos bancos históricos da antiga estação “Fepasa”.
Tinha até um grande amigo de infância, diretor da empresa, que interviu após um pedido feito por mim, para que os bancos não seguissem até Araraquara, onde seriam moídos e reciclados. Isto aconteceu no ano de 2001.
Minha luta foi em vão. Bastassem apenas aos secretários atravessarem a rua e irem à estação dar um aval e “fim”. Apesar de seus gabinetes estarem localizados no “Centro Cultural Daud Jorge Simão”, nenhum acatou meu pedido.
Na época, disse ao diretor da "Fepasa", que tiraria os bancos de lá e os levaria até a “Swift”, onde ficariam instalados em seus barracões cobertos, sob custódia da prefeitura e caso um dia a estação fosse tombada, os bancos retornariam aos lugares de origem. O detalhe, é que era tudo a um custo zero aos cofres públicos, pois para “Fepasa”, com o fim dos trens de passageiros, os bancos passaram a ser sucatas.
Lutei, lutei e nada !
Os bancos foram retirados de seus locais de origem e o cenário por lá é outro, totalmente diferente da foto postada, horrível !!! Muitos bancos quebraram, outros, jogados no pátio da empresa atual e os que restaram, estão alinhados na plataforma de embarque, "agonizando".
“O trem passou e ninguém montou”. Hoje, a história é outra ! Meu amigo diretor aposentou, os bancos não são mais da “Fepasa” e a posse dos bancos deixou de ser “nossa”, segundo informações, o trato agora é na esfera federal.
Parabéns, ilustres secretários, a cultura e a história de Rio Preto, agradecem !

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!