ARQUIVO

BUSCA

A biblioteca "Spider" de Rio Preto no ano de 1978

Publicado quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

0 comentários



No “vácuo” da polêmica sobre a construção de um terminal de ônibus urbano na “Praça Cívica – Leonardo Gomes”, em Rio Preto, SP, posto essa foto que fiz da “Biblioteca Municipal” inacabada, em 1978.
A história é a seguinte: Eu havia acabado de comprar nas “Lojas Cinótica”, em São Paulo, uma teleobjetiva “Nikkor” 500 mm, usada e revisada. Como a garantia era de noventa dias e o preço “salgado”, saí fotografando tudo que via pela frente para checagem. Aves, esportes, lua, barcos em alto mar e outros temas que não me recordo. Já nos primeiros fotogramas, vi que sua qualidade era inquestionável e o negócio havia sido bom. O único empecilho, era que tinha de levar um tripé junto, já que sua abertura era escura. De um diafragma f.8, fixo e espelhada, qualquer movimento com a câmera, a foto saia tremida.
Numa dessas andanças, durante o registro das aves aquáticas da “Represa Municipal”, para um jornal local, é que fiz a foto postada.
Devido a potencia da lente, a imagem saiu meio “achatada” com a represa em primeiro plano, desproporcional ao tamanho da edificação e o centro da cidade mais próximo. No alto esquerdo da foto, da para avistar o terraço da saudosa “Casa Rignani”, um marco no comércio local .
Em relação a biblioteca, devido sua arquitetura lembrar uma “tarântula”, foi apelidada de “spider” rio-pretense, pois na época, nomes americanizados era moda.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!