ARQUIVO

BUSCA

Este prédio é histórico

Publicado quarta-feira, 10 de abril de 2019

0 comentários


(pelo centro de Rio Preto)

Poucos sabem, mas o prédio da foto postada, à Rua Marechal Deodoro, nº 3118, tem uma história comovente.

O médico alemão, doutor Fritz Jacobs, que iniciou sua carreira médica em Rio Preto no ano de 1914. Ao se mudar para São Paulo, no ano de 1941, doou dois terrenos, frutos de seu trabalho, à Santa Casa. No primeiro terreno, em sua homenagem, construíram o Edifício Dr. Fritz Jacob, onde está a “Riomedica”. A loja da vitrine que tem a folclórica caveirinha, em frente ao “Fórum”. Ao lado, no segundo terreno, com a medida 11x17 metros, construíram o prédio da foto, que até os anos 70, abrigou a sede da “Sociedade de Medicina”. Uma bela edificação. No auge de seu funcionamento, tive o privilégio em conhecer seu interior. 

Era imponente, um piso fantástico e uma bela escada em dois lances. No primeiro lance, havia um enorme espelho de cristal com pinturas em fosco jateado. Em seus degraus, um tapete vermelho com fixadores laterais em bronze. Não diferente eram os lustres. No andar superior, um grande salão com palco e cinco porta janelões. No térreo como “recepcionista”, uma estátua de mulher em mármore.

O tempo passou e o imóvel se apequenou devido ao grande número de médicos da sociedade. Foi necessária a construção de uma nova sede e o imóvel perdeu sua função.

Depois da mudança da sede, o antigo imóvel abrigou laboratório de análise, boate, depósito e cabeleireiro.

Hoje, como mostra a foto, está vago para locação.

É um dos poucos imóveis históricos do centro, que permanece intacto.

Foto de Toninho Cury
fotojornalista

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!