ARQUIVO

BUSCA

O "chato" Daud Jorge Simão

Publicado quinta-feira, 14 de abril de 2016

0 comentários

Esse da foto, é o saudoso professor Daud Jorge Simão, carinhosamente chamado por “o turco chato de Rio Preto”, SP.

Chato, porque sempre conseguiu o que quis, não para benefício próprio, mas, para a cidade de Rio Preto, através de sua persistência incansável.

Vivia viajando atrás de políticos e autoridades importantes em busca de algo de bom para cidade.

Em resumo, Daud foi um dos responsáveis pela criação da “Faculdade de Medicina de Rio Preto”, da “Fafi”, hoje “Unesp” e do “Condephat” entre tantas outras conquistas.

Foi presidente da “Fresa”, atual “Funfarme”, foi vereador, presidente da câmara. Foi deputado estadual de 1971 a 1975 e importante assessor do governador Laudo Natel.

Era também advogado e dentista.

Quando o prefeito Adail Vetorazzo concluiu o “Centro Cultural” (obra elaborada e iniciada no governo de Wilson Romano Calil), nomeou o professor Daud como responsável para “funcionar a máquina”, como o próprio professor dizia.

Com sua “chatice”, Daud comandou desde a montagem das divisória, até a compra de livros e utensílios.

Recebeu em vida, uma homenagem: o “Centro Cultural” virou, “Centro Cultural Daud Jorge Simão”.

A foto postada, fiz em Julho de 1987. Foi durante o julgamento de um salão fotográfico, que o próprio Daud elaborou. Neste salão, fui um dos jurados, ao lado do fotógrafo Kharfan e dos professores Agostinho Brandi e Nilce Lodi.

Apesar de nossas “diferenças políticas”, eu e o professor Daud éramos bons amigos e o professor sempre me prestigiou nos grandes eventos culturais da cidade.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!