ARQUIVO

BUSCA

O "chato" Daud Jorge Simão

Publicado quinta-feira, 14 de abril de 2016

1 comentários

Esse da foto, é o saudoso professor Daud Jorge Simão, carinhosamente chamado por “o turco chato de Rio Preto”, SP.

Chato, porque sempre conseguiu o que quis, não para benefício próprio, mas, para a cidade de Rio Preto, através de sua persistência incansável.

Vivia viajando atrás de políticos e autoridades importantes em busca de algo de bom para cidade.

Em resumo, Daud foi um dos responsáveis pela criação da “Faculdade de Medicina de Rio Preto”, da “Fafi”, hoje “Unesp” e do “Condephat” entre tantas outras conquistas.

Foi presidente da “Fresa”, atual “Funfarme”, foi vereador, presidente da câmara. Foi deputado estadual de 1971 a 1975 e importante assessor do governador Laudo Natel.

Era também advogado e dentista.

Quando o prefeito Adail Vetorazzo concluiu o “Centro Cultural” (obra elaborada e iniciada no governo de Wilson Romano Calil), nomeou o professor Daud como responsável para “funcionar a máquina”, como o próprio professor dizia.

Com sua “chatice”, Daud comandou desde a montagem das divisória, até a compra de livros e utensílios.

Recebeu em vida, uma homenagem: o “Centro Cultural” virou, “Centro Cultural Daud Jorge Simão”.

A foto postada, fiz em Julho de 1987. Foi durante o julgamento de um salão fotográfico, que o próprio Daud elaborou. Neste salão, fui um dos jurados, ao lado do fotógrafo Kharfan e dos professores Agostinho Brandi e Nilce Lodi.

Apesar de nossas “diferenças políticas”, eu e o professor Daud éramos bons amigos e o professor sempre me prestigiou nos grandes eventos culturais da cidade.

Comentários - 1
Fuad José Daud - 11/07/2020
Prof. Daud Jorge Simão, primo de meu pai Nacile Daud (conhecido como Chafic). Estive residindo na casa dele durante um mês (1965) quando estudante no científico em Rio Preto(eu morava em Santa Fé do Sul). Depois cheguei a vê-lo algumas vezes. Um grande exemplo de trabalho e dedicação incansável em prol da sociedade.