ARQUIVO

BUSCA

Lembranças da praça em um "click" na mente

Publicado domingo, 25 de outubro de 2015

0 comentários

Posto hoje uma foto da “Praça Rui Barbosa” de Rio Preto, SP, que fiz sábado, dia 17 de Outubro. Quantas coisas me vieram à mente em um “click”!

Lembrei dos grandes amigos fotógrafos que já se foram: Brandão, Jaime, Baffi, Secco, Gugu, Daltri, Mané, Silvestre, Miro, Nutti e Baiano que perpetuaram a “Rui Barbosa” com a maestria do branco e preto. Esses caras eram fantásticos!

Em um “click”, me veio à mente, as madrugadas que passei na praça, carregando aparelhos de som e instrumentos musicais, após inúmeros bailes no “Clube dos Comerciários”, instalado em todo primeiro andar do “Cine Rio Preto”, hoje, “Praça Shopping”. Que edificação maravilhosa!

Foi com a banda “The Cats”, que mais bailes toquei naquele clube, essa era a banda, que tinha como guitarrista, o hoje prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes.

Após 5 horas em cima de um palco, das 23h às 4 da manhã, ficávamos trabalhando por mais uma ou duas horas, para desmontar e carregar o equipamento até a perua “Kombi” e depois, descarregar até a sala de ensaios. A gente saía da praça, literalmente com o sol na cara. Apesar do cansaço, tudo era muito gostoso e gratificante. Bons tempos!

Em um “click”, “viajei” de volta aos anos 80, quando a “psicodélica” Rita Lee e seu “Tutti Frutti”, se hospedaram no “Hotel Itamarati”, em frente a praça. A cantora ficou, por meia hora em um banco, contemplando as andorinhas. Estive lá só para ver a “estrela” de perto, pois as andorinhas, poderia ver a hora que quisesse. Um privilégio!

Perdi até as contas de quantos eventos artísticos, comícios, manifestos e políticos fotografei naquela praça.

Mas o melhor “click” foi o das brincadeiras de moleque nas noites quentes, como “rico-trico”, “esconde-esconde” e “rachinha” com bola de meia.

Pudera, eu morava duas quadras da “Praça Rui Barbosa” e por um bom tempo, tornou-se meu segundo “quintal” de brinquedos.

Hoje, apenas a “palmeira imperial” da Rua Voluntários, meu “pique” predileto, permanece firme e forte e foi ao seu lado, que tomei o plano de visão para fazer esta foto postada, do mesmo ângulo em que via a praça em meus 5, 6 e 7 anos de idade, agachado e observando todo movimento da criançada através das frestas dos bancos. Ao alto, o imponente “Cine Rio Preto”, “testemunha” sempre presente.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!