ARQUIVO

BUSCA

A arte de Hudson Buck na Catedral de Rio Preto

Publicado quarta-feira, 8 de julho de 2015

2 comentários

 

Pouca gente tem conhecimento da fantástica obra do pintor já falecido, Hudson Buck, na “Catedral da Sé”, de Rio Preto, SP.

Perante a vultuosidade da nave principal da igreja, a obra de arte que está no altar mor, passa quase despercebida.

Estive lá e fotografei uma parte da obra. É realmente fantástica.

A foto postada é de São José segurando uma cabaça de água ao lado de Nossa Senhora, que tem uma das mãos aparando o menino Jesus em um berço improvisado de cipó, içado em um galho de ipê rosa. Abaixo, as águas do rio Preto e suas bordas floridas com lírios e aguapés.

No rio, do lado esquerdo, após as duas primeiras cadeiras, está o lendário “pássaro azul”, que inspirou o nome de São José à cidade.

Para não interferir na disposição permanente do local, deixei as cadeiras onde estavam, enquadrando-as na foto, para que vocês saibam o local exato.

Aos que não conhecem o altar da igreja, vale a pena visita-lo, não só pela sua beleza plástica, mas também, por contar a história da cidade sob a ótica poética, artística e aguçada de Hudson Buck.

Comentários - 2
francisco - 13/3/2016
Muito bom ver lembrado o único muralista rio pretense , provavelmente o ultimo brasileiro que dedicou seu trabalho a grandes extensões . Ver , Casa de Cultura , Teatro Hunberto Sinibaldi Neto , Câmara Municipal , Condephat , Senac e outros murais públicos .
Washington Luiz Rodrigues - 10/6/2018
Bella obra do amigo artista !!!!! saudades dele, Toninho que bom você registrar e levar ao conhecimento do publico. Abraço Washington