ARQUIVO

BUSCA

É difícil conter a força que vem do céu

Publicado quinta-feira, 5 de novembro de 2015

0 comentários


No feriado de finados, postei uma foto sobre a enchente que causou sérios prejuízos à cidade de Rio Preto, SP. Muita gente curtiu, compartilhou, comentou e questionou o por que isso vem acontecendo com frequência, embora o governo federal tenha investido milhões de reais, via “PAC” (Programa de Aceleração do Crescimento), em obras anti-enchentes.

Do meu leigo ponto de vista, sempre tive minhas dúvidas sobre a eficiência das obras, porque nunca vi um projeto, um debate, um “croqui”, uma entrevista e muito menos, uma declaração de um engenheiro hidráulico responsável pela obra. Hidráulico, porque é uma obra de água. É algo de vazão, de curva, de contenção, de cálculo, etc. Desculpem a sinceridade.

Certa vez, nos anos 1980, quando estive ciceroneando às margens da “Represa Municipal”, um perito judicial em hidráulica, um senhor octogenário, com histórico em ser um dos assessores do prefeito de São Paulo, Brigadeiro Faria Lima, lhe fiz a mesma pergunta que hoje toda Rio Preto faz, como conter as enchentes da cidade ? Sua resposta foi, “é difícil conter a força que vem do céu, se fosse fácil, São Paulo teria acabado com suas enchentes há muito tempo”.

Após conhecer Rio Preto e seus principais pontos, fomos até o local onde hoje é o “Condomínio Damha I”, lá, fiz umas fotos para serem anexadas à documentação de compra da área pelo “Grupo Encalso”.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!