ARQUIVO

BUSCA

Painel Edson Baffi

Publicado segunda-feira, 29 de agosto de 2011

5 comentários

 

Um painel em homenagem ao fotojornalista rio-pretense Edson Baffi, foi inaugurado na Câmara Municipal no dia 26 de Agosto de 2011. Uma verdadeira obra de arte para eternizar o nome de um dos maiores fotógrafos da história da cidade.

O projeto de lei para criação do painel foi apresentado pelo vereador Jorge Abdanur e aprovado por unanimidade pelos demais edis.

Na inauguração estavam presentes o prefeito Valdomiro Lopes, os deputados Edinho Araújo, Vaz de Lima, Eleuses Paiva, Orlando Bolçone, João Paulo Rillo e o senador Aloysio Nunes. Também compareceram ao evento muitos vereadores e prefeitos da região.

Manoel Antunes (ex-prefeito de Rio Preto), Carlos Feitosa (ex-vereador), Dr. Nelson Seixas (ex-deputado federal), Daniel Firmino (artista plástico), Romildo Sant’anna (escritor), entre outros nomes de peso da sociedade rio-pretense estavam na solenidade. Advogados, médicos, professores, artistas, fotógrafos, pessoas de todas as profissões compareceram à homenagem.

A casa estava cheia. Parecia o “coração” de Edson Baffi, com muitos amigos e admiradores.

O local ficou pequeno frente à grande reverência ao ilustre documentarista do povo e dos costumes rio-pretense.

Nunca se viu em um mesmo lugar, diferentes partidos e seus líderes, juntos, aplaudindo uma só pessoa.

Não houve ataques, críticas e politicagens. Parecia um lugar totalmente fora do planeta.

Não era nenhum evento para presidente ou líder religioso e sim uma justa homenagem a Edson Baffi, o fotógrafo que mais fotografou nossa terra. Discípulo e fiel escudeiro de Jaime Colagiovani, foi o último remanescente de uma escola de fotografia que não existe mais.

Baffi, mesmo depois de morto, aplicou mais uma das suas surpresas. Envolvido pelo momento, observei o quanto a arte é importante ao ser humano. Só ela consegue unir os povos. Mas para isso, é necessário ao artista plantar o amor e a sinceridade.

Obrigado, Baffi, por mais essa lição!

À sua esposa Célia, aos filhos Edinho, Guilherme, Andressa e ao netinho Arthur, meus parabéns!

Ao nobre vereador Jorge Abdanur, os cumprimentos pela iniciativa do belo projeto.

Tenho certeza que os acontecimentos ocorridos na inauguração do “Painel Edson Baffi”, entrarão na história local, na mesma magnitude de seu trabalho em vida.

Isso é e sempre será, Baffi!

 

Toninho Cury

Comentários - 5
Edvaldo santos - 29/8/2011
Realmente. Só vi aquela casa cheia em dia de manifestação e, nesta circunstância, todos que estão lá não tem o mesmo propósito. Algo assim, todos unidos e reunidos (inclusive inimigos políticos) com um único propósito, em uma justa homenagem acho difícil acontecer novamente.
Guilherme Baffi - 29/8/2011
Toninho,obrigado pela sua presença.. cresci ouvindo meu pai sempre elogiando o seu trabalho... Lembro quando entrou em seu site e ficou encantado pelos diversos trabalhos. ali colocados ... Eis aqui um discípulo de Edson Baffi e Toninho Cury..
Edinho - 30/8/2011
Belas e verdadeiras palavras, Toninho. Faço minhas as considerações do meu irmão. Meu pai sempre admirou seu trabalho. Obrigado pela presença e o carinho. Forte abraço. Edinho
Virgitino Corrêa Lourenço - 1/9/2011
Conheci o Edson em 1973 na redação do jornal "Diário da Região". Desnecessário se torna comentar sobre suas qualidades morais e profissionais reveladas durante sua jornada. Dia desses, entrando no mercadão, parei para apreciar, de perto, sua arte fotografica ali exposta. São lembranças de um profissional competente e muito querido pela população rio-pretense.
Eli Roberto Buchala - 12/9/2011
Estou encantado com seus registros e sua sensibilidade - mostrando em suas fotos o que às vezes olhamos e não vemos bem. Sua arte revela um olhar atento, sentinela do tempo. Parabéns !