ARQUIVO

BUSCA

O pagador de promessas

Publicado domingo, 26 de setembro de 2021

0 comentários

(pelos lugares sagrados deste país)

Feliciano Januário, baiano de Itamaraju, nasceu muito pobre. Quando menino, ia de “pau de arara” com seu pai até Bom Jesus da Lapa, Bahia, pagar promessas.

O menino cresceu, formou família e as coisas tornaram-se mais difíceis.

Certa vez, sózinho ao pé do santuário, com muita fome, viu um homem comer um sanduíche e quase avançou no pão, assim disse ele a mim em uma entrevista gravada em agosto de 1999 após tê-lo fotografado rastejando na calçada pagando sua promessa.

Depois disto, tomou com fé a decisão: “Se eu, um dia ficar bem de vida, irei 10 anos seguidos à Lapa, pagarei viagem e comida aos mais necessitados”.

Januário ralou anos e prosperou. De peão de roça de cacau, passou a proprietário de terras da cultura tradicional baiana.

Contente com a graça recebida, cumpria sua promessa. Ia além do "combinado", com uma saca de 60 quilos do fruto nas costas, desde a esplanada do santuário até o pé do altar.

Nesse ano de 1999, era sua oitava viagem. Faltavam duas para o pagamento total do “trato” com o Bom Jesus.

Também, havia fretado um ônibus de 60 lugares para os devotos pobres de sua querida e próspera Itamaraju. “Tudo de graça aos amigos do Bom Jesus, viagem, comida e estadia”, assim concluiu em sua entrevista.

Foto de Toninho Cury

Fotojornalista

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!