ARQUIVO

BUSCA

Tiro no alvo

Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012

0 comentários

Tiro no alvo

(post publicado originalmente aos 9 de Fevereiro de 2012)


Uma das raras edificações históricas ainda preservadas em Rio Preto, é o “castelinho” nas confluências das ruas Voluntários de São Paulo com Saldanha Marinho.
O local que já abrigou a Biblioteca Municipal, a Junta de Serviço Militar (JSM) e, finalmente, a RiopretoPrev, voltará a ser utilizado com fins educativos e culturais. Está passando por reformas para abrigar o Museu de Arte Naif de Rio Preto.
A face da edificação voltada à rua Saldanha Marinho, faz divisa com o Museu de Arte Primitivista “José Antônio da Silva”. Apenas relembrando, o Museu do Silva, foi montado pelo próprio artista plástico rio-pretense.
Em meados dos anos 70, o Museu do Silva foi transferido para a Praça Cívica, precisamente no Centro Cultural “Daud Jorge Simão”.
Na atual administração, o Museu do Silva será finalmente transferido para o local onde tudo começou.
Particularmente, sempre fui contra a RiopretoPrev no local, assim como a transferência do Museu do Silva para o Centro Cultural.
Na administração anterior, uma reforma no prédio do Museu do Silva, restaurou os painéis do artista pintados diretamente na parede. Foi feita também uma reforma no “castelinho” para abrigar a RiopretoPrev.
Na época, fiz várias críticas e perguntava o por quê de não utilizar todo espaço para fins culturais, como por exemplo, fazer no local um museu em homenagem ao grande fotógrafo rio-pretense Jaime Colagiovanni (8/4/1929 – 17/5/1997), que deixou um acervo com cerca de 100 mil fotografias retratando a história da nossa cidade. A resposta era que as verbas eram direcionadas para uso com a RiopretoPrev.
Contudo, a criação do Museu Naif pela atual administração, é um tiro certo no local certo.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!