ARQUIVO

BUSCA

São Paulo e sua Revolução em 1932

Publicado quarta-feira, 10 de julho de 2019

0 comentários

Leia e entenda
(um curto resumo)
 
Depois do golpe de Estado em 1930, onde Getúlio Vargas assumiu o governo do Brasil, nomeando interventores nos estados, o estado de São Paulo não gostou e nem aceitou o golpe, que virou um governo provisório de Vargas, o qual se comprometeu em breve, a convocar uma nova eleição, o que não foi feito.
Passados dois anos, os protestos se intensificaram em São Paulo e em outros estados, a favor de novas eleições e uma nova constituição federal. Mas os protestos em São Paulo, foram os mais fervorosos e com um número superior de adesões. Vargas, como bom articulador, foi “empurrando sua promessa com a barriga”.
Em um desses protestos, a polícia de Vargas matou quatro estudantes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cujas iniciais “MMDC”, tornou-se símbolo da revolução.
São Paulo crente com a adesão de outros estados para derrubar Getúlio, em 9 de Julho de 1932, com seus revolucionários partiram para uma guerra civil.
Na última hora, os estados retiraram apoio ao estado de São Paulo e foi um caos. Getúlio se armou através de soldados com aparelhamento e treinamento militar completo e São Paulo sem armamento suficiente foi à guerra. 
Sem adestramento militar algum e com poucas armas e munições, nossos voluntários, dizem os ex combatentes e historiadores, levaram foices, matracas de latão para imitar metralhadora ao meio de fuzis sucateados, rojões e outros objetos rudimentares. São Paulo perdeu a batalha mas ganhou a guerra...
A rendição paulista foi assinada em 1º de Outubro de 1932.
As mortes absurdas dos combatentes muito influenciou na convocação no ano de 1933 à uma Assembleia Nacional Constituinte.
A foto postada, fiz em 2007, durante a “Parada 9 de Julho” no Mausoléu aos Heróis de 32, em frente ao Fórum de Rio Preto, SP, no momento em que o saudoso Coronel Dr. Rubens Martins Godoy, então presidente do “MMDC” de Rio Preto, e filho de ex combatente discursava explicando aos mais novos, a importância da revolução para a democracia no Brasil.
Esse feriado de 09 de Julho é sem dúvida alguma muito importante para nossa história. 
Foto e pesquisa de Toninho Cury
fotojornalista
Foto de 09 de Julho de 2007

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!