ARQUIVO

BUSCA

A divindade de Benedicto Calixto

Publicado quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

0 comentários

Desde o início de minhas andanças como fotógrafo, sempre fui fascinado pelas telas e pela história do pintor Benedicto Calixto de Jesus ( 1853 – 1927 ). Perdi as contas do número de igrejas e painéis que fotografei desse pintor divino.

Mas parece que entre eu e o artista, existe uma “empatia” muito grande. Sem saber, na semana passada, entrei na Igreja Matriz de São João Batista, em Atibaia, SP, para descansar e fugir do calor, durante a pauta do “Revelando São Paulo”.

Ao avistar o altar imponente de mármore rosa de carrara, me chamou a atenção um painel meio desbotado fixado em seu fundo. De imediato, fui até lá e me deparei com a autêntica obra do Calixto, denominada “O Batismo de Cristo no Rio Jordão”.

Calixto foi um dos principais pintores de igreja do estado de São Paulo. Pintou dezenas delas. Cito algumas como, Igreja de Santa Cecília, em São Paulo, a Matriz de Bocaina, a de São Domingos, em Catanduva, SP. Pintou também, o Teatro Guarany de Santos, além inúmeros quadros, gravuras e painéis em bares e restaurantes por todo estado.

Foi uma surpresa, achar de forma inusitada, dois painéis de Calixto. O outro painel exposto na igreja, é do retrato do “Santo Sudário”.

Achei fantástico não só o painel, o altar, como seus santos e compartilho com vocês mais essa pérola de nosso estado.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!