ARQUIVO

BUSCA

Fotos "girando"

Publicado quinta-feira, 13 de março de 2014

0 comentários

FAÇA FOTOS “GIRANDO”, UTILIZANDO A SEGUNDA CORTINA DE SUA CÂMERA

 

“Bombou” na internet e em alguns jornais do país, nesse carnaval, fotos “girando” iguais  a esta publicada, onde usei uma câmera compacta, semi-profissional, “Canon Power Shot G7”.

 

Para conseguir o efeito do “giro, é necessário utilizar um dispositivo da câmera, chamado “rear-curtain”, mais conhecido como “segunda cortina”.

 

Para entender melhor: as câmeras fotográficas em geral, são programadas para que o flash dispare em sincronismo com o obturador. Isto é, na hora do “click”, disparam juntos.

 

O obturador, é um dispositivo que abre e fecha uma cortina de lâmina, controlando o  tempo de exposição da luz que entra pela lente, sensibilizando o sensor digital, no caso da câmera digital ou o negativo, se a câmera for analógica.

 

Embora haja várias maneiras de fazer a foto “girar”, escolhi uma aos fotógrafos amadores que tenham câmeras com o dispositivo acima descrito.

 

Primeiro:

 

-Pegue sua câmera e vá ao “menu”.

 

-Calibre seu flash na forma “rear-curtain”. Ou “2nd-curtain”.

 

-Ajuste em “ISO” 80 ou 100. Saia do ajuste “Auto ISO”.

 

Segundo:

 

-Saia do “menu” e vá aos ajustes externos da câmera.

 

- Coloque a regulagem da câmera na posição “TV” e regule a velocidade do obturador nunca acima de 1/8.

 Obs. Tem posições “P” que programa tudo, “M” que é manual, “AUTO”                       

 Automático, “AV” que a prioridade é do diafragma e “TV” , que a prioridade é da velocidade. É justamente aí que você irá deixar em um número 1/8. Comece o teste com 1/8. Depois, varie para 1/6, 1/5, 1/4, etc, até descobrir um ajuste ideal ao seu gosto.

 

Terceiro:

A-Certifique-se que o lugar onde você irá fotografar é mais escuro que o normal. Um barzinho, uma sala, uma boate, uma cena noturna, etc. Enfim a noite é uma boa opção para iniciar o teste.

 

B-Que ao fundo do objeto ou modelo, exista algo que brilhe: de preferência, lâmpadas distantes, ou metais, espelhos, etc.

 

C-Firme bem a câmera com as duas mãos e enrijeça o corpo. Deixe apenas os braços relaxados. Faça de você um bloco consistente. Ok ?

 

D-Após firmar bem, comece a girar a câmera como se fosse uma direção de um veículo. Não gire o corpo, apenas os braços. Não aperte o botão disparador antes do giro. Dispare só após iniciar o giro. Não deixe de girar após o término do disparo. Permaneça girando para evitar um borrão indesejável do primeiro plano, pois o disparo é lento. Embora a máquina faça o som do  “click”, o obturador permanece aberto sensibilizando o sensor ou o negativo por milionésimos de segundos.

 

C-A velocidade do giro é importante. Mais rápido, mais riscos e vice e versa.

 

Por que isso acontece ?

 

A grosso modo, quando o flash é disparado sua luz ilumina o objeto principal ou modelo, deixando-o parcialmente estático. Como a câmera gira com uma regulagem de velocidade do obturador baixa, tudo que reluz, vira um círculo riscado e o objeto principal ou modelo  central, estático.

 

Regulagem da câmera referente à foto publicada:

 

ISO: 100

Opção: TV com obturador 1/6

Diafragma: f.3.2 (isto a câmera regulou automaticamente)

 

Flash Sync: 2nd-curtain

Flash Adjust: Auto

Red-Eye: Off

 

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!