ARQUIVO

BUSCA

O centro de Rio Preto nos anos 1960.

Publicado quarta-feira, 16 de setembro de 2015

0 comentários

Aí está uma foto dos anos 1960, do centro da cidade de Rio Preto, SP.

Sem precisar o ano correto, creio eu, dato entre 1962 e 1965, devido algumas edificações antigas e outras em construções.

Naqueles anos, o luxo era morar no centro e em edifícios.

Com a construção do calçadão, na gestão do Professor Adail Vetorazzo, o centro “enfartou” e nunca mais foi o mesmo.

“Interromper vias principais é "enfartar" o desenvolvimento e dar entradas para a decadência e a criminalidade. Está acontecendo em todo canto do país e Rio Preto não será diferente. Isto é questão de tempo”. Assim eu disse em uma entrevista polêmica durante a construção do calçadão à “TV Rio Preto – Canal 8”. Sempre fui contra sua construção.

Esta foto, possivelmente foi feita por um fotógrafo amador, senão, pelo próprio piloto do avião, já que é uma foto aérea. Digo isto, pois está “tremida”, tipo “arrasto”, erro inadmissível aos bons profissionais da época. Mesmo assim, tecnicamente sofrível e danificada pelo tempo, após uns retoques básicos que fiz através do “photoshop”, está aí postada para a alegria dos saudosistas.

O centro tinha vida, belos jardins e muitas árvores. Existia o tradicional relógio das flores, que está abaixo, no canto esquerdo da foto. Existia a Praça São José, em frente a Catedral. A rua Voluntários de São Paulo, era toda arborizada.

Era possível contemplar vitrines de lojas de dentro dos carros.

Nos finais de ano, durante os concursos de melhores vitrines, os hotéis ficavam lotados, pois muita gente de fora, vinha em busca de ideias para seus comércios. Rio Preto tinha ótimos decoradores e estilistas. Era referência na moda paulista.

Só no quadrante desta foto, haviam três cinemas, o “São Paulo”, o “Rio Preto” e o “Ipiranga”, os restaurantes "Bambina", "Luar de Agosto", "Restaurante do Papai", além do bar do "Zique", do "Alcides", o "Lanches Caron", que fazia o melhor bauru da cidade, a recém inaugurada lanchonete "Kiberama", onde hoje é "McDonald’s" e muitos outros lugares de "guloseimas" e entretenimentos nota 10.

Todas as noites, as fontes das praças Dom José Marcondes e Rui Barbosa, davam show à parte com suas luminárias coloridas e muitos mais.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!