ARQUIVO

BUSCA

Um pouco da história da imagem de São José de Botas

Publicado segunda-feira, 9 de junho de 2014

1 comentários

 

Durante anos fotografando manifestações sobre a fé de nosso povo, vez ou outra, me deparo com imagens parecidas com a imagem de nosso padroeiro,  “São José de Botas”.

São Paulo, Goiás, Minas, Mato Grosso, enfim, muitos estados, de repente, está lá um São José de madeira rústica, com sua bota de cano alto.

Sempre pergunto à historiadores e “experts” dos locais visitados, o por que das botas, como também, a procedência das imagens.

A resposta é unânime: “O São José de Botas, é a figura do bandeirante. É um santo com as botas rústicas usadas pelos bandeirantes e muitos entalhados pelas suas próprias mãos. Daí de sua rusticidade”.

Tive uma resposta muito convincente, na região de Tietê, SP, quando questionei sobre o santo a um velho nonagenário, muito culto e devoto do Divino Espírito Santo, respondendo que, “os antigos diziam, que São José de Botas, era o santo protetor dos bandeirantes. Levavam o santo na proa do barco, como proteção dos perigos do rio e de ataques indígenas”.

O nosso São José de Botas, segundo o historiador rio-pretense, já falecido, Basileu de Toledo França, Dona Mariana Ignacia Ribeiro, esposa do fundador da cidade de São José do Rio Preto, João Bernardino de Seixas Ribeiro, encontrou a imagem coberta de casas de marimbondos, em um casebre em ruínas, abandonado pelo indígenas.

Depois de muitas pesquisas por conta própria, cheguei a conclusão que nosso santo protetor, um dia passou pelas mãos dos bandeirantes e que chegou à cidade através dos índios que margeavam os rios Grande, Tietê e Turvo, explorados pelos bandeirantes.

A foto postada de São José de Botas, fiz em 19 de Março de 2014, aniversário da cidade, antes da procissão pelas ruas do centro.

Comentários - 1
maria filomena - 16/05/2016
aqui,na capital do Amapá na Igreja matriz de São José, padroeiro de Macapá há uma linda imagem de São José de botas.Está na parte central da Igreja acima do sacrário.Sempre me perguntava o porquê das botas.Obrigada por suas informações.