ARQUIVO

BUSCA

Um pouco da história da imagem de São José de Botas

Publicado segunda-feira, 9 de junho de 2014

17 comentários

 

Durante anos fotografando manifestações sobre a fé de nosso povo, vez ou outra, me deparo com imagens parecidas com a imagem de nosso padroeiro,  “São José de Botas”.

São Paulo, Goiás, Minas, Mato Grosso, enfim, muitos estados, de repente, está lá um São José de madeira rústica, com sua bota de cano alto.

Sempre pergunto à historiadores e “experts” dos locais visitados, o por que das botas, como também, a procedência das imagens.

A resposta é unânime: “O São José de Botas, é a figura do bandeirante. É um santo com as botas rústicas usadas pelos bandeirantes e muitos entalhados pelas suas próprias mãos. Daí de sua rusticidade”.

Tive uma resposta muito convincente, na região de Tietê, SP, quando questionei sobre o santo a um velho nonagenário, muito culto e devoto do Divino Espírito Santo, respondendo que, “os antigos diziam, que São José de Botas, era o santo protetor dos bandeirantes. Levavam o santo na proa do barco, como proteção dos perigos do rio e de ataques indígenas”.

O nosso São José de Botas, segundo o historiador rio-pretense, já falecido, Basileu de Toledo França, Dona Mariana Ignacia Ribeiro, esposa do fundador da cidade de São José do Rio Preto, João Bernardino de Seixas Ribeiro, encontrou a imagem coberta de casas de marimbondos, em um casebre em ruínas, abandonado pelo indígenas.

Depois de muitas pesquisas por conta própria, cheguei a conclusão que nosso santo protetor, um dia passou pelas mãos dos bandeirantes e que chegou à cidade através dos índios que margeavam os rios Grande, Tietê e Turvo, explorados pelos bandeirantes.

A foto postada de São José de Botas, fiz em 19 de Março de 2014, aniversário da cidade, antes da procissão pelas ruas do centro.

Comentários - 17
maria filomena - 16/5/2016
aqui,na capital do Amapá na Igreja matriz de São José, padroeiro de Macapá há uma linda imagem de São José de botas.Está na parte central da Igreja acima do sacrário.Sempre me perguntava o porquê das botas.Obrigada por suas informações.
Ricardo - 31/3/2020
Aqui em João Pessoa tem uma imagem de São José de botas no museu da Igreja de São Francisco.
Sandra Barbosa dos Santos - 21/4/2020
Em Cuiabá-MT, tem uma imagem de São José de Botas. querem conhecer? Visitem o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.
Marcos - 21/5/2020
Aqui em minha cidade toledo mg temos como padroeiro são José e na nossa igreja temos um são José de botas que trazido pelo nosso colonizador Simão de toledo piza bandeirante trouxe essa imagem de Portugal e uma relíquia muito valiosa para nossa história
Magnólia - 19/10/2020
No Distrito de Almofala, município de Itarema CE, há uma imagem de São José de botas vinda de Portugal. Igreja da Imaculada Conceição de Almofala, com 308 anos. A igreja ficou soterrada por 44 soterrada. A igreja foi iniciada em 1702, finalizada em 1712.
Alex Reissinger - 5/6/2021
Sou de Oratórios MG. Quem quiser visitar a cidade, esteja a vontade. No mundo só existem duas imagens originais de São José de botas. Aqui e em Portugal. Vocês vão amar a cidade e estar arte incrível.
MARIA ELENA DE MELO SILVA - 29/7/2021
No município de Custódia ,PE tem uma imagem de José de botas , feito de Madeira , sempre curiosa queria saber por que São José de botas . Busquei no Google . E achei fiquei de saber o porquê.
Luís Flávio - 23/8/2021
O Acervo Histórico Cultural denominado "Igreja e Casa Paroquial de São José de Botas", erguido em homenagem a Devoção à São José de Botas, que possuía Botas e Cajado de Ouro (Tradição Religiosa do Final do Século XVIII, advindas de idéias Pré-Republicanas, Revolucionárias Francesa, que chegaram aos Postos do Recife no período do Brasil Colônia, onde a Coroa Portuguesa sustentava a Igreja em Troca de Obediência. Proibia a entrada de novos Cultos Religiosos, confirmava as Sentenças da Santa Inquis
Maria da Salete Oliveira Amorim - 13/9/2021
Na minha cidade de Bezerros-PE São José é nosso padroeiro é na matriz de São José tem uma belíssima pintura no teto da igreja de São José de botas.
Sandra - 29/9/2021
Aqui Na minha cidade tem uma imagem bem antiga de São José de botas ! Nao sabemos como chegou aqui mais esta exposta na igreja matriz de nossa cidade !
Germana - 31/10/2021
Sou de Pernambuco e no litoral sul na cidade de Tamandaré tem um igreja em ruinas em devoção a ele
Getulio José de Araújo Silva - 20/3/2022
Em Portugal é muito comum São José de Botas, de onde teriam vindo as várias imagens. Dizem que São José, fiel a Deus, e sendo informado por um Anjo que devia cuidar a qualquer hora de Maria e Jesus, ele, José , até dormia de Botas, para o caso de ser solicitado a qualquer momento.
Laura Gavazzoni - 4/6/2022
Amei conhecer a história de São José das Botas. Coleciono figuras de São José e esta foi novidade.
Harth - 25/1/2023
Em Brasilia tem uma imagem de São José de Botas no Hotel Kubitscheck Plaza.
Ricardo Cardoso - 22/7/2023
Salve São José de botas.
Padre Sandro - 16/8/2023
Em minha casa tenho uma belíssima imagem de São José de botas, réplica da imagem da matriz de Chã-Grande onde fui batizado.
Carlos - 8/2/2024
Em minha cidade Rio Grande que fica no estado do Rio Grande do Sul, tenho em casa a imagem de São José de Botas.