ARQUIVO

BUSCA

"Presidir um asilo, ninguém quer". Assim dizia o sábio Inocêncio Amaral.

Publicado segunda-feira, 6 de outubro de 2014

1 comentários


Nos anos 70, quando era músico, alugamos um imóvel à Rua Delegado Pinto de Toledo, em frente ao jornal “Diário da Região”, para ser sede do nosso “Grupo Apocalipse”.

O dono do imóvel, o Sr. Inocêncio Amaral, tornou-se grande amigo do pessoal da banda. Era fantástico. Tinha um conhecimento profundo do mundo. Era um tipo “paizão”. Sempre que ficávamos doentes, o Sr. “Inóx”, como carinhosamente o apelidamos, nos dava remédios caseiros e tudo ficava resolvido. Chá de alho, mel, guaco curtido, limão cravo com mel, aniz, gengibre, etc. Era muito bom. Em poucas horas a “moçada” estava com a voz recuperada e os resfriados curados para boas noitadas de bailes e shows.

Mas sobre política é que eu gostava de conversar com o Sr. Inocêncio. Embora o regime era ditatorial, havia no país, eleições diretas para prefeitos, vereadores, senadores e deputados. Apenas não havia eleições para prefeitos nas capitais e de governadores. O resto, era mais ou menos igual como é hoje.

Numa dessas conversas, o “velho” Inocêncio desabafou e disse: “Todos querem um cargo político. Ninguém quer ser diretor do “Asilo dos Velhinhos de São Vicente de Paula”. Veja bem, estou no cargo há anos. Estou cansado e não aparece ninguém para me substituir. É tão fácil ! É só ir até lá e pegar a responsabilidade. Não é preciso gastar com campanhas”. Aí eu retruquei: “pôxa ! é só o senhor falar com algum político que ele pega. São centenas de velhinhos e seus familiares. É uma boa vitrine, não acha ?” Em seguida, tive a resposta que a guardo até hoje: “nada disso, lá no asilo, você tem de pedir dinheiro e muitas vezes botar do próprio bolso. Além de trabalhar de forma voluntária e sem vantagem alguma nesse mundo. Por isto que ninguém se interessa pelo cargo”.

Comentários - 1
Yara Costa Neves de Campos - 8/10/2014
Resumindo: Pegar no pesado, sem fins lucrativos, jamais seria o foco dos politicos! Creio que, esse tipo de comportamento, esta no DNA dos brasileiros!Aproveitando o espaco, quero lhe dar os parabens, pela genialidade de seus trabalhos, e por vc continuar sendo a pessoa tao especial, que sempre nos encantou! Abracao, Toninho!